Rating

Get to know our positions according to the credit rating agencies' criteria.

Rating Agency Last Rating Revision Global Rating Outlook
Moody’s 04/10/2018 Ba2 Stable
Standard & Poor's 10/17/2017 BB- Stable
Fitch 06/10/2016 BB Negative

 

(*) This link leads to an address outside the Petrobras system. Petrobras accepts no responsibility whatsoever for the contents thereof, nor for the privacy policies or practices of the websites to which it provides links.

A rating is an opinion on the future capacity and legal responsibility of an issuer to make principal and interest payments on a specific fixed income security up to its expiry date.

 

Rating Scale


Avaliação dos símbolos de dívida de Longo Prazo
Rating Agency

 

Aaa / AAA - Títulos com classificação Aaa são considerados os de melhor qualidade. Eles acarretam o mais baixo grau de risco de investimento e normalmente são denominados "de ouro" (gilt-edged). Seus pagamentos de juros são protegidos por uma grande margem ou por uma margem excepcionalmente estável e o seu principal está seguro. Embora possa haver mudanças nos vários elementos de proteção, as mudanças que podem ser visualizadas têm muito pouca probabilidade de prejudicar fundamentalmente a posição forte desses títulos.

Aa / AA - Os títulos com classificação Aa são considerados de alta qualidade de acordo com todos os padrões. Juntamente com os títulos Aaa, eles formam o grupo geralmente conhecido como títulos de alta categoria. Sua classificação é mais baixa do que as dos melhores títulos porque as suas margens de proteção podem não ser tão grandes quanto às dos títulos Aaa ou porque as oscilações dos elementos de proteção podem ter uma amplitude maior, ou ainda, pode haver outros elementos presentes que indiquem que seu risco, a longo prazo, pode ser maior do que o dos títulos Aaa.

A - Os títulos com classificação A possuem vários atributos favoráveis de investimento e são considerados obrigações de categoria superior-média. Os fatores que conferem segurança ao principal e aos juros são considerados adequados, mas pode haver certos elementos presentes que sugerem a vulnerabilidade a um impacto negativo em alguma época futura.

Baa / BBB - Os títulos classificados como Baa são considerados obrigações de categoria média (ou seja, não estão altamente protegidos, mas também não têm garantias fracas). Os pagamentos de juros e principal desses títulos parecem ser adequados no momento presente, mas certos elementos de proteção podem ser insuficientes, ou podem não ser caracteristicamente confiáveis no decorrer de um período mais prolongado. Esses títulos não têm características excepcionais de investimento e, na verdade, demonstram ter algumas características especulativas.

Ba / BB - Os títulos que recebem classificação Ba são aqueles que têm elementos especulativos; seu futuro não pode ser considerado bastante seguro. Muitas vezes, a proteção dos pagamentos de juros e do principal pode ser moderada e, portanto, não são muito preservadas ao longo de tempos bons e difíceis no futuro. A incerteza da posição caracteriza os títulos desta categoria.

B - Os títulos com classificação B geralmente não têm as características desejáveis de investimento. A probabilidade de pagamento dos juros e do principal ou a constância de outros termos do contrato no decorrer de períodos prolongados pode ser pequena.

Caa / CCC - Os títulos classificados como Caa têm uma posição fraca. Esses títulos podem estar inadimplentes ou pode haver elementos perigosos relativos aos juros e ao principal.

Ca / CC - Os títulos com classificação Ca representam obrigações altamente especulativas. Geralmente, esses títulos estão inadimplentes ou demonstram ter outras insuficiências marcantes.

C - Os títulos que recebem a classificação C são os títulos de mais baixa classificação e só podem ser considerados como tendo perspectivas extremamente fracas de algum dia alcançar efetivamente qualquer categoria de investimento.

Nota: Os modificadores numéricos 1, 2 e 3 ou sinais a cada categoria genérica de classificação, de Aa a Caa. O modificador indica que a obrigação está na extremidade mais alta, média ou mais baixa da categoria,aplicam-se às obrigações sênior de bancos, às apólices sênior e às reivindicações de obrigações de seguradoras, com vencimento original superior a um ano. As obrigações que dependem de mecanismos de suporte, tais como cartas de crédito e títulos de indenização, são excluídas, salvo se explicitamente classificadas.

 

 For more informations see at: www.moodys.com (*)

(*) This link leads you to an external webpage to Petrobras Group. The company is not responsible neither for the content nor for the privacy policies / practices of the indicated sites.