Petrobras. Relacionamento com Investidores

Petrobras

Relações com Investidores

Aquisição da Refinaria Passadena

Rio de Janeiro, 03 de fevereiro de 2006 – PETRÓLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRAS, [Bovespa: PETR3/PETR4, NYSE: PBR/PBRA, Latibex: XPBR/XPBRA], uma companhia brasileira de energia com atuação internacional, comunica que o Conselho de Administração aprovou o acordo de compra e venda com Astra Oil Trading NV para a aquisição de 50% da refinaria Passadena Refining System Inc. (PRSI), antiga Crown Refinery em Passadena – Texas, pelo valor de, aproximadamente US$ 370 milhões. O plano de negócios inicial compreende a operação conjunta e o gerenciamento comercial da PRSI. 

A refinaria de PRSI tem capacidade de 100.000 bbl/d e encontra-se em processo de modernização para atendimento aos novos padrões ambientais fixados pela Environmental Protection Agency (EPA) para a gasolina.

Com a entrada da Petrobras como parceira do empreendimento, a refinaria será modificada, tendo como objetivo processar cerca de 70.000 bbl/d de óleo pesado e outras cargas, incluindo a produção do campo de Marlim. O processo de atualização operacional da refinaria deverá estar concluída em quatro anos e todos os derivados a serem produzidos respeitaram os mais elevados padrões de qualidade adotados nos Estados Unidos.

Esta operação de compra está alinhada com Plano Estratégico da Petrobras que estabelece, entre seus objetivos, consolidar-se como uma empresa integrada de energia, com forte presença internacional, expandindo as atividades de refino e comercialização, no país e no exterior, em sintonia com o crescimento dos mercados.

A aquisição vai, também, agregar valor ao petróleo pesado produzido pela Companhia, com foco em um mix de produtos mais valorizados no mercado e de melhor qualidade. Para isso a Petrobras vai aplicar sua capacitação tecnológica em converter, para processar cargas pesadas, unidades de refino originalmente construídas para refinar petróleo leve, a exemplo do que está ocorrendo nas suas refinarias do Brasil.

Última atualização em 

Close