Petrobras. Relacionamento com Investidores

Petrobras

Relações com Investidores

Petrobras passa a compor o Índice de Sustentabilidade Empresarial da BOVESPA


Petrobras passa a compor o Índice de Sustentabilidade Empresarial da BOVESPA

 


Rio de Janeiro, 30 de novembro de 2006 – PETRÓLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRAS, [Bovespa: PETR3/PETR4, NYSE: PBR/PBRA, Latibex: XPBR/XPBRA, BCBA: APBR/APBRA], uma companhia brasileira de energia com atuação internacional, comunica que conquistou sua posição no rol de empresas cujas ações compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa (ISE) por apresentarem alto grau de comprometimento com a sustentabilidade. A participação neste índice ampliará, a partir de 1/12/2006, a base de investidores na companhia para incluir aqueles que valorizam critérios de responsabilidade social e ambiental além do desempenho financeiro em suas aplicações. As ações ordinárias e preferenciais da Petrobras terão, respectivamente os pesos de 10,8% e 14,2% totalizando 25%, o maior peso individual no ISE.

As 34 empresas, cujas 43 ações (inclusive ordinárias e preferenciais) compõem o índice, foram selecionadas por suas políticas, práticas de gestão, desempenho e cumprimento legal de obrigações no
que diz respeito a eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social, natureza do produto e governança corporativa. O valor de mercado das 34 empresas, atuando em 14 setores, é de R$ 700,7
bilhões, ou 48,5 % da capitalização total da BOVESPA.
O ISE foi criado pela BOVESPA, ABRAPP, ANBID, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente, que compõem seu Conselho Deliberativo, para ser referencial para os investimentos socialmente responsáveis no Brasil. A metodologia utilizada para avaliação das empresas foi elaborada pela FGV-EAESP. O questionário contendo 120 perguntas foi enviado a 120 companhias emissoras das 150 ações mais líquidas da BOVESPA, sendo respondido por 60 empresas.

O ISE é uma iniciativa pioneira na América Latina que busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. O ISE está na sua segunda edição após um processo de revisão com participação de diversas partes interessadas. Essa conquista se apresenta  como reconhecimento do empenho da companhia em alcançar seus objetivos estratégicos de crescer com rentabilidade, e responsabilidade social e ambiental.

 

 

Última atualização em 

Close