Petrobras. Relacionamento com Investidores

Petrobras

Relações com Investidores

Alterações no quadro gerencial da área Internacional


Alterações no quadro gerencial da área Internacional


 

Rio de Janeiro, 1º de dezembro de 2006 – PETRÓLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRAS, [Bovespa: PETR3/PETR4, NYSE: PBR/PBRA, Latibex: XPBR/XPBRA, BCBA: APBR/APBRA], uma companhia brasileira de energia com atuação internacional, comunica que, a partir do dia 1º de janeiro de 2007, serão efetivadas as seguintes alterações no seu quadro de executivos:

1. Alberto Guimarães, atual Diretor Geral Executivo da Petrobras Energia S.A., passará a exercer a Presidência da Petrobras América Inc.;
2. Carlos Fontes, atual Diretor de Refino e Petroquímica da Petrobras Energia S.A., passará a Diretor Geral Executivo da Petrobras Energia S.A.
3. Renato Bertani, atual Diretor Presidente da Petrobras América Inc., passará a ocupar a Gerência Executiva para as Américas, África e Eurásia da área internacional na Sede da companhia; e
4. João Carlos Figueira, atual Gerente Executivo para as Américas, África e Eurásia da área Internacional ocupará a Diretoria de Exploração e Produção da Petrobras América Inc..

Alberto Guimarães é funcionário de carreira na área comercial da Petrobras e, desde 2002, exercia o cargo de Diretor Geral Executivo da Petrobras Energia S.A. Durante sua gestão naquela subsidiária foi consolidada a posição da Petrobras no importante mercado argentino. A empresa investiu mais que 900 milhões de dólares, não só em operações existentes, mas também em projetos novos como a ampliação da rede de postos de serviço, a introdução da gasolina podium no mercado argentino, a ampliação da capacidade de refino nas unidades de San Lorenzo e Bahia Blanca, e, recentemente, nos primeiros passos, associado à Enersa de um ambicioso plano de exploração off-shore no Mar Argentino. Antes de sua designação para a Argentinaexerceu diversos cargos de destaque na companhia inclusive Gerente Executivo de Novos Negócios, e Superintendente do então Departamento Comercial.

Carlos Fontes está na Argentina desde 2004 é engenheiro químico de carreira da Petrobras e possui o título de MBA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Antes de sua designação para a Argentina também exerceu diversos cargos de destaque,incluindo Gerente de Produtos e Processos de Refino, Gerentes de Projetos Petroquímicos, Gerente Executivo de Petroquímica e Presidente da Petroquisa.
Renato Tadeu Bertani é formado em geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e PhD em geologia pela Universidade de Illinois, EUA. Ingressou na Petrobras em 1976 e ocupou várias posições técnicas e gerenciais no Brasil e no exterior, entre as quais se destacam: gerente de exploração e gerente geral da Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte, gerente de novos negócios e diretor de Exploração e Produção da subsidiária Petrobras Internacional S.A. - Braspetro. No exterior, ocupou a função de gerente geral da Petrobras UK Limited. Desde o ano 2001, ocupava a função
de presidente da Petrobras America Inc, responsável pelo crescimento das atividades e operações de exploração e produção no setor americano do Golfo do México, além das atividades de refino e comercialização no mercado americano.
O geofísico João Carlos Araújo Figueira é formado pela Universidade de São Paulo e ingressou na Petrobras em 1983. Ocupou várias posições técnicas e gerenciais nas atividades internacionais da Companhia. No exterior tem experiência no Reino Unido e em Angola, tendo chegado ao posto de Diretor de Exploração e Produção da Petrobras Internacional – Braspetro, que foi incorporada à Petrobras. Exerceu a função de gerente executivo da Área Internacional da companhia desde sua criação em 2000onde a partir de agosto de 2004, passou a ser o titular da gerência executiva para as
Américas, África e Eurásia.

 

Última atualização em 

Close