Petrobras. Relacionamento com Investidores

Petrobras

Relações com Investidores

Petrobras firma acordo para aumentar oferta de energia elétrica ao País

Rio de Janeiro, 3 de maio de 2007 – PETRÓLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRAS, [Bovespa: PETR3/PETR4, NYSE: PBR/PBRA, Latibex: XPBR/XPBRA, BCBA: APBR/APBRA], uma companhia brasileira de energia com atuação internacional firmará Termo de Compromisso com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), visando agregar maior disponibilidade de geração em 24 usinas termelétricas para atendimento, inclusive, aos seus contratos atuais.

O Termo de Compromisso está alinhado com a estratégia da empresa de desenvolver o mercado brasileiro de gás natural, atuando como uma empresa integrada de energia com vistas a rentabilizar sua carteira de ativos de geração termelétrica, cujo saneamento se concluiu recentemente com o arrendamento da Usina de Piratininga.

Os esforços empreendidos pela Petrobras, assumidos no Termo de Compromisso, refletem o Plano de Negócios da Companhia para o período 2007-2011, no qual estão previstos investimentos totais da ordem de US$ 22,1 bilhões para permitir uma oferta de cerca de 70 milhões de metros cúbicos por dia de gás nacional até 2010, a importação de 20 milhões de metros cúbicos por dia de GNL (Gás Natural Liquefeito) até 2009, além da manutenção dos volumes atualmente contratados da Bolívia, de 30 milhões de metros cúbicos por dia.

As ações a serem empreendidas proporcionarão, até 2011, uma disponibilidade adicional de energia elétrica de aproximadamente 4 GW, o que será alcançado não apenas com uma maior oferta de gás, mas também com a conversão de usinas para operação bicombustível e a disponibilização de usinas a óleo combustível. Estas ações, que em um primeiro momento aumentam a capacidade de geração, posteriormente garantirão ao parque térmico da Petrobras maior flexibilidade e confiabilidade operacional.

A Petrobras entende que as suas ações, associadas a outras, como a contratação prévia da demanda prevista e de um parque de reserva de capacidade de geração de energia, irão conferir ao sistema elétrico maior segurança operacional.

Última atualização em 

Close