Petrobras. Relacionamento com Investidores

Petrobras

Relações com Investidores

Bolívia aceita proposta de venda das refinarias da Petrobras


Rio de Janeiro, 10 de maio de 2007 – PETRÓLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRAS, [Bovespa: PETR3/PETR4, NYSE: PBR/PBRA, Latibex: XPBR/XPBRA, BCBA: APBR/APBRA], uma companhia brasileira de energia com atuação internacional, comunica que o governo da Bolívia e a YPFB aceitaram a proposta da Petrobras de venda das refinarias Guillermo Elder Bell e Gualberto Villaroel, ambas naquele país.

O Ministro de Hidrocarbonetos Y Energia da Bolívia, Carlos Villegas, encaminhou à Petrobras carta em que concorda com os termos gerais apresentados pela Petrobras para venda da totalidade da participação acionária da companhia nessas refinarias pelo valor de US$ 112 milhões de dólares. Os procedimentos para a transferência do controle das refinarias e forma de pagamento serão formalizados nos próximos dias.

O valor proposto pela Petrobras foi calculado com base no fluxo de caixa futuro, produzido por instituição financeira internacional independente, conforme práticas usuais dos negócios. Durante o período em que as refinarias estiveram com a Petrobras, elas geraram fluxo de caixa positivo, incluindo a remessa de dividendos.

Esta avaliação do valor das refinarias não levou em consideração as implicações do Decreto Supremo que afeta as exportações de cru reconstituído e gasolinas brancas.

A Petrobras reafirma que não foi alterada a proposta encaminhada à YPFB pela Companhia. Reafirma também que a negociação foi conduzida pela Petrobras.

A Petrobras, em linha com a sua estratégia de internacionalização e integração de seus ativos, investiu e modernizou o parque industrial adaptando ao perfil do mercado boliviano, sempre atuando com foco na rentabilidade e na responsabilidade social e ambiental.

Durante todo o período em que esteve de posse das refinarias, a Petrobras pautou sua atuação pelo respeito às leis bolivianas, e pelo compromisso com o suprimento de combustíveis de qualidade, nos volumes necessários para abastecer continuamente seus clientes em todo o território boliviano.
 

Última atualização em 

Close