Petrobras. Relacionamento com Investidores

Petrobras

Relações com Investidores

Nova descoberta de óleo Leve na Bacia de Santos

Rio de Janeiro, 04 de setembro de 2007 – PETRÓLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRAS, [Bovespa: PETR3/PETR4, NYSE: PBR/PBRA, Latibex: XPBR/XPBRA, BCBA: APBR/APBRA], uma companhia brasileira de energia com atuação internacional, comunica que o consórcio formado pela Petrobras (45% - Operadora), Britsh Gas - BG (30%) e REPSOL YPF Brasil (25%), descobriu petróleo de 27º API no poço exploratório 1-BRSA-491-SPS (1-SPS-50), situado em águas de 2.140m de profundidade, a 273 km de distância da costa, na Bacia de Santos, no Bloco BM-S-9 (Figura abaixo).

A partir deste novo resultado positivo confirma-se, mais uma vez, o momento histórico da exploração de petróleo na Brasil, e, particularmente, nesta área de águas profundas da Bacia de Santos.

O teste de formação realizado no poço vertical indica produção de 2.900 barris de óleo e 57 mil m3 de gás por dia, com vazão limitada pelas instalações operacionais e de segurança do teste. Avaliações por teste de formação e novos estudos geológicos estão sendo feitos para comprovar se os reservatórios encontrados têm boas características de produtividade e volumes economicamente viáveis em tais condições geográficas.

Novos investimentos serão feitos, os quais contemplarão a perfuração de novos poços e o desenvolvimento de novas tecnologias, que permitirão o avanço exploratório nas águas profundas da Bacia de Santos. Para tal, cumprindo normas da agência reguladora, o Consórcio deverá protocolar na ANP um Plano de Avaliação para a área desta descoberta, o qual deverá balizar os prazos dos futuros investimentos em Exploração.

Última atualização em 

Close