Petrobras. Relacionamento com Investidores

Petrobras

Relações com Investidores

Descoberta no Campo de Xerelete

Rio de Janeiro, 10 de setembro de 2007 – PETRÓLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRAS, [Bovespa: PETR3/PETR4, NYSE: PBR/PBRA, Latibex: XPBR/XPBRA, BCBA: APBR/APBRA], uma companhia brasileira de energia com atuação internacional, comunica que declarou junto à Agência Nacional de Petróleo (ANP) a comercialidade do campo de óleo denominado XERELETE, na porção sul da Bacia de Campos, no Estado do Rio de Janeiro. Este novo campo localiza-se parte no antigo BC-2 e parte no BM-C-14, a cerca de 155 km a sudeste da cidade de Cabo Frio e a 42 km a leste do campo de Papa Terra.

Os estudos geológicos preliminares indicam que a área total da acumulação pode atingir mais de 26 km², contendo um volume in place estimado de cerca de 1,4 bilhão de barris de óleo equivalente. Estudos adicionais estão sendo realizados para melhor definição do projeto de desenvolvimento da produção deste novo campo.
 
O poço descobridor de Xerelete, 1-EPB-1-RJS, perfurado em uma lâmina d´água de 2483 metros, atingiu, a 3478 metros de profundidade, reservatórios arenosos portadores de óleo de 17,5° API. A produtividade desta acumulação foi confirmada através do poço de delimitação 3-RJS-648 (3-BRSA-481-RJS), onde foram registradas vazões de até 2500 barris de óleo por dia. Neste poço foi alcançado um novo recorde mundial pela utilização de Bomba Centrífuga Submarina Submersa em lâmina d’água dessa ordem (2460 m).
 
Esta acumulação foi descoberta em área operada pela PETROBRAS, em parceria com as companhias TOTAL e DEVON.

Última atualização em 

Close