Petrobras. Relacionamento com Investidores

Petrobras

Relações com Investidores

Testes confirmam descoberta de óleo leve na Bacia de Santos

Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2007 – Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRAS, [Bovespa: PETR3/PETR4, NYSE: PBR/PBRA, Latibex: XPBR/XPBRA, BCBA: APBR/APBRA],  companhia brasileira de energia com atuação internacional, comunica que os testes de formação do segundo poço da área de Tupi, o 3-BRSA-496-RJS (3-RJS-646), foram concluídos, comprovando a extensão, para o Sul, da descoberta de petróleo leve (28º API) pelo poço pioneiro 1-BRSA-369A-RJS (1-RJS-628ª), em águas profundas na Bacia de Santos.

Esses testes confirmam a descoberta de petróleo leve pelo poço pioneiro comunicada ao mercado em 11 de julho de 2006. A área de Tupi está localizada no Bloco BM-S-11 que é operado pela Petrobras (65%) em consórcio, tendo a – BG Group (25%) e a Petrogal – GALP ENERGIA (10%) como sócias.

Em esclarecimento divulgado ao mercado no dia 29 de agosto último, a Petrobras informou que esse segundo poço teve sua perfuração concluída em 24 de junho, mas que somente após a conclusão dos testes, o que ocorreu agora, teria outras informações.

O segundo poço está localizado a 9,5 km a Sudoeste do pioneiro descobridor, em lâmina d’água de 2.166 metros, distante 286 quilômetros da costa Sul da cidade do Rio de Janeiro (Figura abaixo).

O teste realizado no poço indica a produção de cerca de 2.000 barris de petróleo e 65.000 metros cúbicos de gás natural por dia, com vazão limitada pelas instalações operacionais e de segurança durante o teste.

O Consórcio dará continuidade às atividades e aos investimentos previstos no Plano de Avaliação da jazida de óleo leve, aprovado pela ANP em 27 de fevereiro de 2007. A principal finalidade dessas atividades é a verificação das dimensões e de características mais detalhadas do reservatório de óleo e gás, objetivando obter dados que garantam a viabilidade econômica do desenvolvimento do projeto de produção. Dados mais conclusivos sobre a potencialidade da descoberta somente serão conhecidos após a conclusão das demais fases do processo de avaliação.

Última atualização em 

Close