Petrobras. Relacionamento com Investidores

Petrobras

Relações com Investidores

Mudanças no Conselho de Administração e Diretoria Executiva

Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2007 – PETRÓLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRAS, [Bovespa: PETR3/PETR4, NYSE: PBR/PBRA, Latibex: XPBR/XPBRA, BCBA: APBR/APBRA], uma companhia brasileira de energia com atuação internacional, comunica que nesta data, nos termos do Art. 20 do seu Estatuto Social o Conselho de Administração nomeou a Sra. Maria das Graças Silva Foster como Diretora de Gás e Energia, que está se desligando da Presidência da BR Distribuidora, em substituição ao Sr. Ildo Luís Sauer.

O Conselho de Administração aceitou, nesta data, a renuncia do Conselheiro Sr. Roger Agnelli.

A Sra. Graça é do quadro de profissionais de carreira da Petrobras, graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e com MBA em Economia pela Fundação Getúlio Vargas.

Ela ocupava, desde maio de 2006, a Presidência da Petrobras Distribuidora S.A.. Anteriormente, esteve na Presidência da Petroquisa, cargo que assumiu em setembro de 2005 tendo acumulado, neste período, a Diretoria de Relações com Investidores da mesma Companhia. Simultaneamente, desempenhou ainda a função de Gerente Executiva de Petroquímica e Fertilizantes, ligada à Diretoria de Abastecimento da Petrobras.

De janeiro de 2003 a maio de 2006, Graça exerceu a função de Secretária de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia. Neste período, Graça ainda exerceu, por Decretos Presidenciais, as funções de Coordenadora Interministerial do Programa do Governo Federal de Biodiesel: Produção e Uso de Biodiesel e de Secretária Executiva Nacional do Programa do Governo Federal de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo – PROMINP.

Antes já havia ocupado cargos de gerência na Unidade de Negócios de Gás e Energia e no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Miguez de Mello (CENPES) na Petrobras e na Transportadora Brasileira do Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG).

Adicionalmente informamos que, o Sr. José Eduardo de Barros Dutra foi nomeado para a presidência da Petrobras Distribuidora.

O Sr. Dutra é geólogo, formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1979. Foi eleito membro do Conselho de Administração da Petrobras S.A. pela Assembléia Geral Extraordinária da Companhia, realizada em 2 de janeiro de 2003 e, no dia seguinte, tomou posse no cargo de presidente, para o qual foi escolhido pelo Conselho de Administração. Foi também eleito membro do Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora (BR), para o mesmo período. Foi presidente dos Conselhos de Administração das empresas Petrobras Transporte S.A. (Transpetro), Petrobras Química S.A. (Petroquisa), Petrobras Gás S.A. (Gaspetro), Petrobras Energía S.A. (Pesa) e Petrobras Energía Participaciones S.A. (Pepsa), até sua renuncia aos cargos em 22 de julho de 2005.

Última atualização em 

Close