Petrobras. Relacionamento com Investidores

Petrobras

Relações com Investidores

Petrobras assina acordo de compra de refinaria no Japão

Rio de Janeiro, 09 de novembro de 2007 – PETRÓLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRAS, [Bovespa: PETR3/PETR4, NYSE: PBR/PBRA, Latibex: XPBR/XPBRA, BCBA: APBR/APBRA], uma companhia brasileira de energia com atuação internacional comunica que assinou hoje (09/11), o documento de compra (Share Sale and Purchase Agreement) de 87,5% das ações da empresa japonesa Nansei Sekiyu Kabushiki Kaisha (NSS) com a TonenGeneral Sekiyu Kabushiki Kaisha (TGSK), subsidiária da ExxonMobil pelo valor aproximado de US$ 50 milhões. Além da TonenGeneral, a NSS possui como acionista a Sumitomo, que permanecerá com 12,5% da NSS em sociedade com a Petrobras.

A aquisição compreende uma refinaria com capacidade de 100.000 bpd, que refina petróleo leve e produz derivados de alta qualidade. Conta também com um terminal de petróleo e derivados com capacidade de armazenamento de 9,6 milhões de barris, três piers com capacidade para receber navios de produtos de até 97.000 Deadweight tonnage (dwt) e uma monobóia para navios Very Large Crude Carrier (VLCC) de até 280.000 dwt.

Está previsto a utilização da capacidade do terminal para impulsionar a comercialização de biocombustíveis no Japão e no mercado asiático e complementar a atual comércio de petróleo e derivados no mercado asiático de aproximadamente 100.000 bpd.

O negócio representa um marco muito importante para a Petrobras que, pela primeira vez, entrará na Ásia em operações de refino. O acordo está alinhado ao Planejamento Estratégico da Companhia referente ao incremento da capacidade de refino de petróleo no exterior e contribui de forma significativa para o aumento da comercialização de petróleo e derivados produzidos pela Petrobras.

Última atualização em 

Close