Petrobras. Relacionamento com Investidores

Petrobras

Relações com Investidores

Petrobras renova sua participação no Índice de Sustentabilidade Empresarial da BOVESPA

Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2007 – PETRÓLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRAS, [Bovespa: PETR3/PETR4, NYSE: PBR/PBRA, Latibex: XPBR/XPBRA, BCBA: APBR/APBRA], uma companhia brasileira de energia com atuação internacional, comunica que conquistou, pelo segundo ano consecutivo, sua posição no rol de empresas cujas ações compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa (ISE) por apresentarem alto grau de comprometimento com a sustentabilidade e responsabilidade social. As ações ordinárias e preferenciais da Petrobras terão, respectivamente, os pesos de 11,12% e 13,88% totalizando 25%, o maior peso individual no ISE.

A nova carteira do ISE iniciará em 01 de Dezembro de 2007 e vigora até o dia 30 de novembro de 2008. O novo portfólio reúne 40 ações (ordinárias e preferenciais) emitidas por 32 empresas em 13 setores. Estas empresas foram selecionadas por suas políticas, práticas de gestão, desempenho e cumprimento legal de obrigações no que diz respeito à eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social, natureza do produto e governança corporativa. O valor de mercado das 32 empresas é de R$ 927 bilhões, ou 39,6% da capitalização total da BOVESPA, que atualmente é de R$ 2,3 trilhões.

O ISE foi criado pela BOVESPA, ABRAPP, ANBID, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente, que compõem seu Conselho Deliberativo, para ser referencial para os investimentos socialmente responsáveis no Brasil. Posteriormente, o Conselho passou a contar também com o PNUMA em sua composição. A metodologia utilizada para avaliação das empresas foi elaborada pela FGV-EAESP. O questionário contendo 141 perguntas foi enviado a 137 companhias emissoras das 150 ações mais líquidas da BOVESPA, sendo respondido por 62 empresas.

O ISE é uma iniciativa pioneira na América Latina que busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. O ISE está na sua terceira edição após um processo de revisão com participação de diversas partes interessadas.

A renovação da participação da Petrobras no ISE representa uma grande conquista para a companhia e é resultado de seu empenho em alcançar seus objetivos estratégicos de crescer com rentabilidade e responsabilidade social e ambiental.

Última atualização em 

Close