Petrobras. Relacionamento com Investidores

Petrobras

Relações com Investidores

Petrobras constitui as empresas do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro - COMPERJ

Rio de Janeiro, 05 de fevereiro de 2009 – PETRÓLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRAS, [Bovespa: PETR3/PETR4, NYSE: PBR/PBRA, Latibex: XPBR/XPBRA, BCBA: APBR/APBRA], uma companhia brasileira de energia com atuação internacional, comunica que, em prosseguimento à implementação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro - COMPERJ, constituiu, hoje, seis (6) sociedades anônimas no Rio de Janeiro, subsidiárias integrais, a saber:

 

 - Comperj Participações S.A.: Sociedade de Propósito Específico, que deterá as participações da Petrobras nas sociedades produtoras do COMPERJ;
 


 - Comperj Petroquímicos Básicos S.A.: Sociedade produtora de Petroquímicos Básicos;

 - Comperj PET S.A.: Sociedade produtora de PTA /PET;

 - Comperj Estirênicos S.A.: Sociedade produtora de Estireno;

 - Comperj MEG S.A.: Sociedade produtora de Etileno Glicol e Óxido de Eteno; e

 - Comperj Poliolefinas S.A.: Sociedade produtora de Poliolefinas (PP/PE).

 
 

Em um primeiro momento, a Petrobras deterá 100% (cem por cento) do capital total e votante dessas companhias, quando será feita a implantação do modelo de integração e relacionamento das empresas do COMPERJ. Esse modelo busca capturar as sinergias decorrentes da localização de várias companhias em um mesmo site de produção. Os bens, obrigações e direitos relativos ao COMPERJ serão oportunamente transferidos pela Petrobras para essas sociedades. 

 

 

Com a constituição dessas empresas, a Petrobras inicia a fase de preparação do projeto para a entrada de potenciais sócios.

O COMPERJ

O COMPERJ, maior empreendimento individual da história da Petrobras, processará 22.164 t/d (150.000 barris por dia) de petróleo pesado proveniente da Bacia de Campos, resultando na produção de diversos produtos petroquímicos de segunda geração, como Polietilenos, Polipropileno, PTA, PET, Etilenoglicol e Estireno. Secundariamente, a sua unidade de petroquímicos básicos produzirá Coque, Enxofre, Nafta pesada e Benzeno, dentre outros insumos petroquímicos, além de Óleo Diesel.

A implantação do COMPERJ está alinhada com o objetivo estratégico da companhia de aumentar a produção de petroquímicos básicos e de atuar em petroquímica de forma integrada com os demais negócios do Sistema Petrobras, adicionando valor ao óleo nacional e atendendo à crescente demanda doméstica por produtos petroquímicos. O COMPERJ irá contribuir para a cadeia de valor da Petrobras através da:

§ Expansão do mercado doméstico de petroquímicos;

§ Utilização do óleo da Bacia de Campos como matéria-prima;

§ Captura de sinergias de estruturas existentes na região;

§ Melhora na balança comercial na cadeia de petróleo, derivados e petroquímicos.

O COMPERJ, cujas obras de terraplenagem estão em pleno andamento, tem partida prevista para 2012.
Última atualização em 

Close