Petrobras. Relacionamento com Investidores

Petrobras

Relações com Investidores

Esclarecimento sobre notícias: Investimentos na Turquia

Rio de Janeiro, 22 de maio de 2009). – PETRÓLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRAS, [Bovespa: PETR3/PETR4, NYSE: PBR/PBRA, Latibex: XPBR/XPBRA, BCBA: PBR/APBRA], uma companhia brasileira de energia com atuação internacional, esclarece sobre notícias veiculadas ontem na imprensa brasileira sobre parceria com estatal turca para prospecção de petróleo e gás na Turquia.

A Petrobras informa que, por meio de sua empresa Petrobras Oil & Gas B.V., assinou hoje um acordo com a estatal turca Turkish Petroleum Corporation (TPAO), ratificando o contrato para cessão da sonda Leiv Eiriksson que irá operar no Mar Negro, originalmente assinado em 30 de abril de 2009. Esta sonda foi afretada pela Ocean Rig para a Petrobras em 08 de abril de 2009, por um período de 3 anos, para perfuração no Mar Negro.

Através do contrato, a Petrobras autoriza a TPAO a fazer uso da sonda Leiv Eiriksson para perfuração de um de seus poços no Mar Negro, com a possibilidade de extensão para poços adicionais, após a perfuração do poço Sinop, o qual a Petrobras é operadora. A previsão é que a sonda chegue à Turquia no final de 2009, e as operações de perfuração sejam iniciadas no primeiro trimestre de 2010, no poço Sinop-1.

A Petrobras está presente na Turquia desde 2006 quando adquiriu 50% de participação em dois blocos em fase exploratória: blocos 3920 - Kirklareli e 3922 - Sinop. Os blocos estão situados no Mar Negro, e são explorados em parceria com a Estatal Turkiye Petrolleri Anonim Ortakligi (TPAO), que detém os outros 50% de participação.

Na atual fase exploratória, o compromisso contratual prevê perfuração de um poço exploratório em cada bloco. O poço do bloco 3920, localizado em águas rasas, está programado para o final de 2009 e o poço do bloco 3922, localizado em águas profundas, está programado para iniciar a perfuração no início de 2010.

A Companhia informa que não ocorreu assinatura de novos contratos de exploração e que não confirma os valores de investimento publicados. Os investimentos na Turquia estão contemplados no Planejamento Estratégico da Companhia que prevê investimentos de US$ 15,9 bilhões no segmento internacional nos próximos 05 anos. Para a Turquia especificamente, espera-se que sejam investidos US$ 270 milhões até 2010.

Última atualização em 

Close