Petrobras. Relacionamento com Investidores

Petrobras

Relações com Investidores

Teste de Longa Duração de Tupi

Rio de Janeiro, 6 de julho de 2009 – PETRÓLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRAS, informa que detectou um problema de fabricação nos parafusos de fixação da Árvore de Natal Molhada (equipamento submarino de controle de fluxo de poços), utilizada no poço 3-RJS-646 para realização do Teste de Longa Duração (TLD) da Área de Tupi, no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, operado pela Petrobras (65%) em parceria com a britânica BG Group (25%) e Galp Energia (10%).

Uma inspeção submarina não detectou a existência de qualquer vazamento de óleo ou dano nesse equipamento. Preventivamente, conforme sua política de Segurança, Meio-Ambiente e Saúde, a Companhia decidiu substituir de imediato o conjunto da Árvore de Natal Molhada e Base Adaptadora.

O poço foi fechado para início da intervenção e após o termino da instalação dos novos equipamentos, será dada continuidade ao TLD.

Os resultados obtidos no TLD, até o momento, têm sido conforme o esperado e serão valiosos para a definição do plano de desenvolvimento da área e, principalmente, para conhecer o comportamento de longo prazo dos reservatórios em produção, a movimentação e drenagem de fluidos durante a produção e o escoamento submarino.

A Petrobras reforça que o problema em questão não está relacionado com aspectos de produção do campo ou de tecnologia e não têm impacto no desenvolvimento do Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos.

Última atualização em 

Close