Petrobras. Relacionamento com Investidores

Petrobras

Relações com Investidores

Petrobras confirma descoberta de óleo e gás na Bacia de Sergipe-Alagoas

Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2011 – Petróleo Brasileiro S.A. – informa que confirmou a presença de acumulações de óleo e gás em águas ultraprofundas na Bacia de Sergipe-Alagoas, após conclusão de teste de formação a poço revestido na área de concessão BM-SEAL-11, localizada no bloco SEAL-M-426. Trata-se do primeiro projeto exploratório em águas ultraprofundas na parte sergipana desta bacia.

O poço, denominado 1-BRSA-851-SES (1-SES-158), conhecido informalmente como Barra, está localizado em lâmina d´água de 2.311 metros, a 58 km da costa do estado de Sergipe e a 90 km da cidade de Aracaju. As informações até agora obtidas são suficientes para confirmar a descoberta de uma nova província petrolífera na Bacia de Sergipe-Alagoas.

A comprovação da descoberta ocorreu por meio de perfilagem (registros de características de uma formação) e amostragem (líquidos e gases) de fluido em teste de formação a poço revestido. Foram confirmadas excelentes condições permoporosas dos reservatórios em profundidade de cerca de 5.050 e 5400 metros.  No intervalo superior, foi constatado condensado/óleo leve de excelente qualidade, com grau API em torno de 43º e no intervalo inferior, verificou-se a ocorrência de óleo com 32º API.

O consórcio para exploração do bloco SEAL-M-426, operado pela Petrobras (60%), em parceria com a IBV-BRASIL (40%), dará continuidade ao Programa Exploratório Mínimo, acordado com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Além disso, a ANP aprovou a proposta de Plano de Avaliação enviada pelo consórcio, com  objetivo de delimitar a acumulação descoberta.


Última atualização em 

Close