-

Meio Ambiente

Reduzir a Pegada de Carbono

Investimentos para fortalecer nosso posicionamento em baixo carbono

 

Expandindo a atuação em negócios de baixo carbono

 

Promoção da descarbonização da cadeia de valor

Compromissos para reduzir a pegada de carbono

 

Trajetória decrescente de emissões absolutas operacionais

Crédito de carbono como ferramenta complementar

 

 

Proteger o Meio Ambiente

Compromissos 

 

Segurança hídrica

 

Ganhos em biodiversidade

 

Economia circular

Vazamento e prevenção

Buscamos constantemente o aprimoramento da integridade e confiabilidade das nossas instalações e melhoria dos nossos processos, sendo nossa ambição atingir Zero Fatalidade e Vazamento, conforme divulgado em nosso Plano Estratégico 2024-2028+ (PE 2024-28+).

Dentre as principais iniciativas para prevenção de acidentes podemos destacar:

▪ Programa Mar Azul: que tem o objetivo de prevenir perdas de contenção nas operações offshore do E&P, incorporando lições aprendidas de eventos ocorridos;

▪ Projeto Gestão Dinâmica de Barreiras de Segurança de Processo: solução tecnológica que visa o monitoramento de forma integrada, dinâmica e em tempo real da situação das barreiras de segurança de processo, auxiliando na tomada de decisão com base em análise de risco.

Também contamos com uma estrutura de resposta integrada para o atendimento às emergências no Brasil e no exterior. Esses recursos adicionais estão distribuídos em vários pontos do território nacional, e nos Centros de Resposta à Emergência da Transpetro.

Além disso, somos sócios da Oil Spill Response Limited (OSRL), instituição especializada de resposta às emergências relacionadas ao derramamento de óleo, que provê apoio com recursos para atuação complementar no caso de resposta nacional ou internacional. Adicionalmente, o parque de equipamentos de contingência vem sendo atualizado continuamente com a incorporação de dispositivos mais eficientes, tanto para uso terrestre e costeiro, como para o offshore.

 

Transparência

A Petrobras possui contrato de auditoria em Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) com a empresa especializada BVQI para atender todas as unidades do Sistema Petrobras. O objetivo do contrato é auditar o cumprimento das exigências do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e das exigências legais dos órgãos ambientais em todas as esferas de governo.

Acompanhamos sistematicamente e aderimos a códigos de reporte climático de classe mundial, tais como as diretrizes para relato de sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI Standards), os requisitos do DJSI (Dow Jones Sustainability Index), do CDP (Carbonn Disclosure Project) e do TCFD (Taskforce for climate related financial disclosures), as orientações da nossa indústria como a metodologia complementar de relato da IPIECA (Global Oil and Gas Industry Association for Environmental and Social Issues – guia para Relatórios Voluntários da Indústria de Óleo e Gás) e os parâmetros de reporte e transparência acordados na Oil and Gas Climate Initiative (OGCI). Além disso, em nosso Relatório de Sustentabilidade, correlacionamos nossas atividades aos Princípios do Pacto Global e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.


Última atualização em 11 de fevereiro de 2021.
Fechar