Estratégias e Compromissos
Temos como propósito prover energia que assegure a prosperidade de forma ética, segura e competitiva. Para isso, orientação ao mercado, superação e confiança são nossos valores, assim como a ética, a transparência e o respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente. Nesse sentido, as temáticas sociais, ambientais e de governança são determinantes para nossos negócios, pois entendemos que a geração de valor não vem apenas da operação de nossos ativos, mas da forma de fazê-la.
-
Visão
Ser a melhor empresa de energia na geração de valor para o acionista, com foco em óleo e gás e com segurança, respeito às pessoas e ao meio ambiente.
-
Propósito
Prover energia que assegure prosperidade de forma ética, segura e competitiva.
-
Valores
Respeito à vida , às pessoas e ao meio ambiente; ética e transparência; orientação ao mercado; superação e confiança; e resultados.
Temos 3 das nossas 5 métricas de topo de nosso Plano Estratégico relacionadas à sustentabilidade, mostrando nosso compromisso em colocar as questões ESG lado a lado às métricas financeiras.
Métricas de topo:
- Intensidade de emissões de gases de efeito estufa (IGEE);
- Volume vazado de óleo e derivados (VAZO);
- TAR (taxa de acidentes registráveis por milhão de homens-hora);
- Dívida bruta;
- Delta do EVA®
Mantemos o indicador TAR (taxa de acidentes registráveis por milhão de homens-hora) como métrica de topo para 2021, mas ajustamos a meta para abaixo de 0,7, reforçando o compromisso da companhia com respeito à vida. Continuamos a ambicionar zero fatalidade e inserimos a ambição de zero vazamento.
Essas métricas (exceto o TAR) deverão impactar diretamente a remuneração não só dos executivos, mas de todos os empregados da companhia em 2021.
Em nosso Plano Estratégico 2021-2025 assumimos 10 compromissos de sustentabilidade que guiam nossas principais ações e metas nessa temática.
-
Redução das emissões absolutas operacionais totais em 25% até 2023
-
Zero queima de rotina em flare até 2030
-
Reinjeção de ~40MM ton CO2 até 2025 em projetos de CCUS
-
Redução de 32% na intensidade de carbono no E&P até 2015 (15kgCO2e/boe, mantidos até 2030)
-
Redução de 40% na intensidade de emissões do metano no segmento de E&P até 2025
-
Redução de 30% na intensidade de carbono no refino até 2030
-
Redução de 50% na captação de água doce em nossas operações até 2030
-
Crescimento zero na geração de resíduos de processo até 2025
-
100% das instalações Petrobras com plano de ação em biodiversidade até 2025
-
Investimentos em projetos socioambientais e programas em direitos humanos e relacionamento comunitário
Os temas ESG fazem parte da agenda da Alta Administração da Companhia, através de 2 comitês: o Comitê Executivo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), um dos comitês que assessoram nossa Diretoria Executiva e é formado por executivos das áreas corporativas e operacionais; e o Comitê de SMS, que dá suporte ao Conselho de Administração, composto por conselheiros e membros externos.
Em nossa busca por excelência utilizamos relatórios e índices de mercado como referência de melhores práticas. A partir deles, mapeamos as lacunas existentes em nossa gestão e elaboramos planos de ação específicos para eliminá-los.
Políticas de SMS e Responsabilidade Social
Nossas atividades de segurança, meio ambiente, eficiência energética e saúde são orientadas por uma política que contempla temas como educação, capacitação e comprometimento da força de trabalho, entre outros. Conheça aqui nossa Política de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.
Fornecemos a energia que move a sociedade a realizar seu potencial, respeitando os direitos humanos e o meio ambiente, nos relacionando de forma responsável com as comunidades nos locais onde atuamos e superando os desafios de sustentabilidade relacionados ao nosso negócio, incluindo a transição para uma matriz energética de baixo carbono.
Apoio a princípios e iniciativas
-
Somos signatários do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2003 e pautamos nossa atuação de acordo com seus dez princípios.
-
Participamos do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do governo brasileiro que tem como objetivo promover a igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho.
-
Também no âmbito de mudanças climáticas anunciamos em 2019 nosso suporte ao Task Force for Climate-related Financial Disclosures (TCFD) uma iniciativa do Financial Stability Board do G20, grupo formado pelas 19 principais economias do mundo mais a União Europeia, com a missão de desenvolver recomendações de divulgação de riscos financeiros relacionados à mudança do clima.
-
Somos membros da Oil and Gas Climate Initiative (OGCI), uma organização formada pelos presidentes das dez principais operadoras mundiais de óleo e gás. A OGCI tem como objetivo aumentar o escopo, a velocidade e a escala das ações realizadas pelas empresas individualmente para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em suas atividades de petróleo e gás.