-

Ratings

Conheça as nossas posições de acordo com os critérios das agências de classificação de risco.

Agência de Rating Última alteração de Rating Rating Global Perspectiva
Moody’s 28/09/21 Ba1 Estável
Standard & Poor’s 20/12/23 BB Estável
Fitch 28/07/23 BB Estável

Uma classificação é uma opinião sobre a capacidade futura e a responsabilidade jurídica de um emitente de efetuar, dentro do prazo, pagamentos do principal e juros de um título de renda fixa específico.

A classificação avalia a probabilidade de inadimplemento do emitente com relação ao título mobiliário até seu prazo de vencimento que, dependendo do instrumento, pode ser uma questão de dias ou 30 anos ou mais. Além disso, as classificações a longo prazo.

Escala de Rating

Avaliação dos símbolos de dívida de Longo Prazo

Aaa / AAA – Títulos com classificação Aaa são considerados os de melhor qualidade. Eles acarretam o mais baixo grau de risco de investimento e normalmente são denominados “de ouro” (gilt-edged). Seus pagamentos de juros são protegidos por uma grande margem ou por uma margem excepcionalmente estável e o seu principal está seguro. Embora possa haver mudanças nos vários elementos de proteção, as mudanças que podem ser visualizadas têm muito pouca probabilidade de prejudicar fundamentalmente a posição forte desses títulos.

Aa / AA – Os títulos com classificação Aa são considerados de alta qualidade de acordo com todos os padrões. Juntamente com os títulos Aaa, eles formam o grupo geralmente conhecido como títulos de alta categoria. Sua classificação é mais baixa do que as dos melhores títulos porque as suas margens de proteção podem não ser tão grandes quanto às dos títulos Aaa ou porque as oscilações dos elementos de proteção podem ter uma amplitude maior, ou ainda, pode haver outros elementos presentes que indiquem que seu risco, a longo prazo, pode ser maior do que o dos títulos Aaa.

A – Os títulos com classificação A possuem vários atributos favoráveis de investimento e são considerados obrigações de categoria superior-média. Os fatores que conferem segurança ao principal e aos juros são considerados adequados, mas pode haver certos elementos presentes que sugerem a vulnerabilidade a um impacto negativo em alguma época futura.

Baa / BBB – Os títulos classificados como Baa são considerados obrigações de categoria média (ou seja, não estão altamente protegidos, mas também não têm garantias fracas). Os pagamentos de juros e principal desses títulos parecem ser adequados no momento presente, mas certos elementos de proteção podem ser insuficientes, ou podem não ser caracteristicamente confiáveis no decorrer de um período mais prolongado. Esses títulos não têm características excepcionais de investimento e, na verdade, demonstram ter algumas características especulativas.

Ba / BB – Os títulos que recebem classificação Ba são aqueles que têm elementos especulativos; seu futuro não pode ser considerado bastante seguro. Muitas vezes, a proteção dos pagamentos de juros e do principal pode ser moderada e, portanto, não são muito preservadas ao longo de tempos bons e difíceis no futuro. A incerteza da posição caracteriza os títulos desta categoria.

B – Os títulos com classificação B geralmente não têm as características desejáveis de investimento. A probabilidade de pagamento dos juros e do principal ou a constância de outros termos do contrato no decorrer de períodos prolongados pode ser pequena.

Caa / CCC – Os títulos classificados como Caa têm uma posição fraca. Esses títulos podem estar inadimplentes ou pode haver elementos perigosos relativos aos juros e ao principal.

Ca / CC – Os títulos com classificação Ca representam obrigações altamente especulativas. Geralmente, esses títulos estão inadimplentes ou demonstram ter outras insuficiências marcantes.

C – Os títulos que recebem a classificação C são os títulos de mais baixa classificação e só podem ser considerados como tendo perspectivas extremamente fracas de algum dia alcançar efetivamente qualquer categoria de investimento.

Nota: Os modificadores numéricos 1, 2 e 3 ou sinais a cada categoria genérica de classificação, de Aa a Caa. O modificador indica que a obrigação está na extremidade mais alta, média ou mais baixa da categoria,aplicam-se às obrigações sênior de bancos, às apólices sênior e às reivindicações de obrigações de seguradoras, com vencimento original superior a um ano. As obrigações que dependem de mecanismos de suporte, tais como cartas de crédito e títulos de indenização, são excluídas, salvo se explicitamente classificadas.

Para maiores informações, acesse: www.moodys.com.br (*)

(*) Este link leva a uma página web externa ao sistema Petrobras. A companhia não se responsabiliza nem pelo conteúdo nem pelas políticas / práticas de privacidade dos sites indicados.


Última atualização em 22 de fevereiro de 2021.
Fechar