Petrobras – Investor Relations

Petrobras

Investor Relations

Fitch maintains Petrobras Investment Grade ratings

Rio de Janeiro, 29 de junho de 2009 – PETRÓLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRAS, comunica que a agência de classificação de risco Fitch Ratings (“Fitch”) anunciou a manutenção do nível de risco (rating) da dívida da Petrobras e de sua subsidiária integral PfiCo (Petrobras International Finance Co.) nos seguintes níveis: BBB em moeda estrangeira, BBB+ para moeda local e AAA em escala nacional, com perspectiva estável e confirmando o Grau de Investimento (Investment Grade).

Segundo o relatório da Fitch, a avaliação está embasada na posição de liderança da Petrobras no mercado doméstico, experiência na atividade de exploração offshore e em águas profundas, além do fato de as novas descobertas na região do pré-sal terem colocado a Companhia em posição de destaque na indústria de óleo e gás em escala mundial. A Fitch reconhece também os benefícios gerados pelas práticas de gestão da Petrobras nos últimos anos, com visão orientada para o mercado e melhoria significativa na sua governança corporativa com aumento do grau de transparência.

A Fitch acredita que os principais indicadores de liquidez da Companhia deverão sofrer o impacto do aumento do endividamento, em especial nos anos de 2009 e 2010, para viabilizar o financiamento dos investimentos anunciados para o período 2009-2013, porém sem comprometer a classificação de risco da Companhia. Adicionalmente, destaca que os investimentos na área de Exploração e Produção deverão propiciar um aumento significativo da produção e das reservas nos próximos anos, permitindo que os indicadores analisados retornem aos seus patamares históricos a partir de 2011.

A avaliação está em linha com o compromisso anunciado pela Petrobras de manter sua estrutura de capital em níveis compatíveis com um sólido grau de investimento, considerando que a realização do seu Plano de Negócios deverá propiciar o aumento significativo de sua produção de óleo e gás natural, atingindo 3,6 milhões de boed em 2013 e 5,7 milhões de barris boed em 2020.

A Fitch é a terceira agência de risco internacional, após a Standard & Poor´s e Moody´s, a divulgar relatório atualizado sobre a avaliação de risco da Companhia, sendo que todas mantiveram o nível de grau de investimento.
 

Last updated 

Close