Comunicados e Fatos Relevantes

Confira a íntegra dos nossos Comunicados e Fatos Relevantes divulgados ao mercado.

Petrobras obtém quatro blocos em leilão na Colômbia

19/09/2007

Rio de Janeiro, 19 de setembro de 2007 – A Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRAS, [Bovespa: PETR3/PETR4, NYSE: PBR/PBRA, Latibex: XPBR/XPBRA, BCBA: APBR/APBRA], uma companhia brasileira de energia com atuação internacional, comunica que obteve propostas vencedoras em quatro blocos dos 13 oferecidos no leilão Ronda Caribe 2007, promovido nesta terça-feira (18/09) pela Agência Nacional de Hidrocarburos (ANH), da Colômbia.
 


A Companhia será operadora nos blocos RC-06 e RC-07, em ambos com participação de 40%. As demais empresas participantes do consórcio são a Ecopetrol (30%) e a Hess Corporation (30%).

Além disso, a Petrobras atuará como sócia não-operadora nos blocos RC-04 (com participação de 30%) e RC-08 (20%). O RC-04 será operado pela British Petroleum (35%) e também terá participação da Ecopetrol (35%). O RC-08 será operado pela ONGC (40%), também com a participação da Ecopetrol (40%).

Não houve dispêndio financeiro inicial no leilão, uma vez que as propostas foram avaliadas de acordo com o percentual adicional de participação na produção oferecida à ANH no caso de haver descobertas comerciais. As empresas vencedoras se comprometeram com um programa exploratório mínimo, equivalente a cerca de US$ 5 milhões em cada bloco durante três anos.

Localizados no mar caribenho colombiano – próximos ao bloco Tayrona, que já é operado pela Petrobras –, os quatro blocos totalizam uma área de aproximadamente 12 mil quilômetros quadrados em águas rasas e profundas (com lâmina d’água de até dois mil metros).

A destacada participação da Petrobras no leilão demonstra seu interesse e confiança na Colômbia, país onde amplia seu portfólio exploratório visando a aumentar suas reservas e produção.