Comunicados e Fatos Relevantes

Confira a íntegra dos nossos Comunicados e Fatos Relevantes divulgados ao mercado.

Petrobras descobre mais petróleo leve no litoral do Espírito Santo

05/01/2005


Rio de Janeiro, 05 de janeiro de 2005 – PETRÓLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRAS, [Bovespa: PETR3/PETR4, NYSE: PBR/PBRA, Latibex: XPBR/XPBRA], uma companhia brasileira de energia com atuação internacional, comunica que constatou a existência de reservatórios arenosos com cerca de 90 metros de espessura, saturados de petróleo leve, de excelente qualidade em poço de extensão perfurado na área de delimitação do Campo de Golfinho, cuja descoberta e comercialidade já fora divulgada anteriormente.

Durante a execução do processo de delimitação da descoberta no antigo bloco BES-100 (Bid Zero da ANP), localizado na Bacia do Espírito Santo, foi perfurado o poço de extensão 3-ESS-156A, que será concluído em janeiro. Este poço está situado à cerca de 65 km do litoral capixaba e a aproximadamente 12 km do poço 1-ESS-123, descobridor do Campo de Golfinho, situado no mesmo bloco.Situado numa profundidade d´água de 1.322 metros e com uma profundidade final de 3.402 metros, o 3-ESS-156A registrou excelentes indícios de petróleo e gás natural, confirmados após a realização das análises finais com perfis elétricos.

O poço, no momento, encontra-se em processo final de avaliação, devendo ser realizados testes para definir sua produtividade e precisar os volumes adicionais de petróleo descobertos em decorrência desta perfuração.

A importância deste poço provém das grandes espessuras de reservatórios constatadas e da existência de petróleo leve de excelente qualidade, fatores que podem resultar no aumento dos volumes recuperáveis da área. No Plano de Negócios da Petrobras o campo de Golfinho está previsto para iniciar sua produção em 2006.